by
  • A QTEL é uma empresa de formação e consultoria com 21 anos de experiência, sendo certificada pela DGERT.
  • Conte com a QTEL para levar a sua organização a outro nível quer se encontre em Portugal ou no estrangeiro.
  • “O melhor retorno que temos vem do valor que acrescentamos aos nossos clientes”, Eng.º Moitinho de Almeida.

Igualdade, Cidadania e Género

Apesar dos esforços do Governo e da UE no sentido de promoverem as questões relativas à Igualdade, Cidadania e Género no seio das entidades públicas e privadas, de que são exemplo os planos nacionais para a igualdade e o eixo 7 do POPH, constata-se que a teoria ainda continua distante da realidade. De facto, mais do que saber a teoria na ponta da língua, é preciso senti-la e acreditar na necessidade de uma mudança social e organizacional. Caso contrário, estamos perante um mundo de fantasia em que apenas parecemos estar interessados/as na mudança, por forma a obtermos apoios governamentais ou comunitários.

Para quem se preocupa apenas com números, parecer é mais do que suficiente já que as estatísticas têm a habilidade de criar, muitas vezes, opacidade. No entanto, o mesmo não se passa com as pessoas que são ou já foram discriminadas por serem diferentes. Estas, bem como as que trabalham diariamente por forma a sensibilizar os demais para a Igualdade, Cidadania e Género, encaram uma realidade no mínimo preocupante. É que há entidades que beneficiam de apoios a este nível para depois colocá-los em segundo plano como se de um fardo se tratasse. Afinal, esta situação nem devia ser de estranhar já que as questões sociais são consideradas há muito tempo como fazendo parte da chamada soft politics e, como tal, secundarizadas sempre que possível.

Claro que não se pode tomar a parte pelo todo e há inúmeras organizações dignas de reconhecimento devido aos seus esforços relativamente à Igualdade, Cidadania e Género, como é o caso da Câmara Municipal de Loures e da Auschan. Contudo, tendo em conta que as questões da Igualdade, Cidadania e Género são estruturais à nossa sociedade, é importante identificar a génese do problema que aqui se expõe: a "mensagem" de igualdade está aparentemente a passar...

No entanto, não tenham dúvidas: sem igualdade qualquer crescimento tem pernas de barro.
 


Natacha Moitinho

Janeiro de 2011

Mais perto de si

Morada: Rua das Amendoeiras, nº27, 3º Esq.

C.P.: 2775-641-Carcavelos

Tel: 938758161 Fax: 214570388

Website: www.qtel.pt E-mail: geral@qtel.pt

Peça já a sua proposta!

Caso pretenda implementar um projecto de formação e/ou consultoria à medida das necessidades da sua organização, não hesite em pedir-nos uma proposta através do e-mail geral@qtel.pt. Teremos todo o gosta em colaborar consigo!