by
  • A QTEL é uma empresa de formação e consultoria com 21 anos de experiência, sendo certificada pela DGERT.
  • Conte com a QTEL para levar a sua organização a outro nível quer se encontre em Portugal ou no estrangeiro.
  • “O melhor retorno que temos vem do valor que acrescentamos aos nossos clientes”, Eng.º Moitinho de Almeida.

Portugal e a Inovação

Os dados estatísticos mais recentes revelam que embora Portugal esteja na cauda dos países mais industrializados no que respeita ao indicador integrado de inovação, tem feito um esforço notável em diversas áreas relevantes para esse indicador, sendo considerado o país que tem evoluído de modo mais rápido. Dois indicadores parciais têm contribuído muito para essa evolução, nomeadamente a percentagem anual de novos doutorados e a percentagem do PNB dedicada à IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação).

Sendo certo que algumas empresas nacionais já estão entre as mais inovadoras a nível mundial, o seu número é ainda muito pequeno, pelo que se torna necessário criar as condições políticas, sociais, de ensino e empresariais conducentes a um aumento exponencial.

A política nacional de inovação tem sido dinamizada no âmbito do Plano Tecnológico Nacional em que um dos seus objectivos é “imprimir um novo impulso à inovação, facilitando a adaptação do tecido produtivo aos desafios impostos pela globalização através da difusão, adaptação e uso de novos processos, formas de organização, serviços e produtos”. Merecem igualmente destaque:

 

  • a  Agência para o Desenvolvimento e Inovação (ADI) por promover a inovação e o desenvolvimento  tecnológico  facilitando  o aprofundamento das relações entre o mundo   da   investigação   e   o  tecido empresarial português.  Esta agência depende directamente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do IAPMEI;
  • a COTEC Portugal por  promover o aumento da competitividade através do desenvolvimento e difusão de  uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país. Entre as suas actividades mais notáveis contam-se a publicação do Innovation Scoring, guia de excepcional utilidade para os quadros que pretendam promover e melhorar a inovação nas suas organizações, a participação relevante que teve na elaboração das normas portuguesas NP 4456, 4457, 4458 e 4461 para a gestão da inovação, de que tem sido o mais relevante impulsionador, e no inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional.

 

A NP 4457:2007 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) é uma norma que serve de referencial à certificação e  está para a inovação como as ISO 9001 e 14001 estão, respectivamente, para a qualidade e para o ambiente. Assim, mantém a maioria dos requisitos comuns àquelas duas, como sejam a Responsabilidade da Gestão, a Revisão pela Gestão, a Política, o Representante da Gestão, o Controlo de Documentos e Registos, as Acções Correctivas, as Auditorias e a Melhoria. Quanto às principais áreas específicas, são as seguintes: a gestão das interfaces e da produção do conhecimento, a gestão das ideias e avaliação de oportunidades, o planeamento de projectos de IDI, a implementação e operação e a avaliação de resultados e melhoria. O número de empresas certificadas segundo esta norma é actualmente de 26.

Importa ter presente que a inovação para ser considerada como tal, implica que conduza a resultados favoráveis. A sua definição diz-nos que “a inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional  ou  de  marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva,  aumentar  o desempenho, ou o conhecimento”. Vemos, pois, que existem quatro tipos de inovação, podendo   as organizações certificar-se apenas em um deles ou em qualquer combinação dos quatro. Para um entendimento mais pormenorizado daquilo que pode ser enquadrado dentro de cada um desses quatro tipos sugerimos a leitura da norma NP 4456: 2007.

A QTEL é uma das empresas portuguesas com maior experiência na área da inovação proporcionando formação, consultoria e auditoria na implementação de sistemas de gestão de IDI.


Eng.º Moitinho de Almeida

Janeiro de 2010

 

Mais perto de si

Morada: Rua das Amendoeiras, nº27, 3º Esq.

C.P.: 2775-641-Carcavelos

Tel: 938758161 Fax: 214570388

Website: www.qtel.pt E-mail: geral@qtel.pt

Peça já a sua proposta!

Caso pretenda implementar um projecto de formação e/ou consultoria à medida das necessidades da sua organização, não hesite em pedir-nos uma proposta através do e-mail geral@qtel.pt. Teremos todo o gosta em colaborar consigo!