by
  • A QTEL é uma empresa de formação e consultoria com 21 anos de experiência, sendo certificada pela DGERT.
  • Conte com a QTEL para levar a sua organização a outro nível quer se encontre em Portugal ou no estrangeiro.
  • “O melhor retorno que temos vem do valor que acrescentamos aos nossos clientes”, Eng.º Moitinho de Almeida.

Inovação na Gestão de Ideias

A gestão da inovação continua a ser um dos aspectos fulcrais da mudança que as nossas empresas terão de operar se quiserem manter-se ou tornarem-se cada vez mais competitivas, mas constata-se que continua a ser vista pela maioria dos/as gestores/as de topo como algo que acontece naturalmente não necessitando de regras específicas para o efeito.

Já alertámos por diversas vezes para a importância de as empresas seguirem o modelo estruturado de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI) da norma NP 4457:2007. Contudo, o nível de adesão continua a ser demasiado fraco. Lembramos que essa norma compreende as seguintes grandes áreas: Responsabilidade da Gestão, Gestão das Ideias, Gestão do Conhecimento, Gestão das Interfaces, Gestão dos Projectos e Melhoria Contínua, aspectos estes que importa dominar individualmente e de forma integrada.

Enquanto que no caso das micro-empresas e PME a gestão dos aspectos acima referidos  é simples, não requerendo muitas actividades de índole administrativa, a partir de algumas dezenas de colaboradores/as ela vai tornando-se cada vez mais complexa, pois só assim é possível assegurar a eficiência e a eficácia do sistema de gestão respectivo. Para tal, importa manter um nível de motivação e empenhamento elevados, o que não é possível sem que haja um sistema com responsabilidades e autoridades bem definidas e que seja capaz de:

  • captar ideias e desenvolver formas de colaboração com organizações externas relevantes;
  • ser justo na sua avaliação, selecção e reconhecimento/recompensa;
  • garantir a existência das competências necessárias na organização, nomeadamente para assegurar o bom funcionamento do SGIDI;
  • ser eficiente no planeamento, controlo e implementação dos projectos;
  • assegurar a facilidade de acesso à informação relevante, a sua disseminação e, quando necessário, a sua protecção (e.g. propriedade intelectual, acessos acondicionados,…);
  • avaliar o desempenho das actividades acima referidas e assegurar a sua melhoria contínua.

 

Vem isto a propósito de referir que nos foi apresentada recentemente uma aplicação informática, a InnovationCast, para gestão das ideias que nos impressionou sobremaneira. Desenvolvida para a Mota Engil pela WeListen, empresa de TI que integra uma equipa de jovens engenheiros de elevado potencial, resultou uma plataforma  de gestão da inovação altamente amigável  e de grande utilidade em empresas que estejam apostadas em gerar um número elevado, digamos que alguma dezenas, de ideias inovadoras. Entre as muitas potencialidades dessa aplicação citamos:

  • a existência de um espaço de suporte para a recolha e refinamento das ideias através da participação individual e colectiva dos/as colaboradores/as, clientes e parceiros;
  • a possibilidade de, a partir de ideias inovadoras, suportar os processos de construção de oportunidades de inovação tirando proveito de ferramentas colaborativas;
  • a inclusão na aplicação de ferramentas para planeamento, gestão e implementação dos novos projectos de uma forma integrada.
     

Conheçam a InnovationCast. Vale certamente a pena.


Eng.º Moitinho de Almeida

Fevereiro de 2010

 

Mais perto de si

Morada: Rua das Amendoeiras, nº27, 3º Esq.

C.P.: 2775-641-Carcavelos

Tel: 938758161 Fax: 214570388

Website: www.qtel.pt E-mail: geral@qtel.pt

Peça já a sua proposta!

Caso pretenda implementar um projecto de formação e/ou consultoria à medida das necessidades da sua organização, não hesite em pedir-nos uma proposta através do e-mail geral@qtel.pt. Teremos todo o gosta em colaborar consigo!