by
  • A QTEL é uma empresa de formação e consultoria com 21 anos de experiência, sendo certificada pela DGERT.
  • Conte com a QTEL para levar a sua organização a outro nível quer se encontre em Portugal ou no estrangeiro.
  • “O melhor retorno que temos vem do valor que acrescentamos aos nossos clientes”, Eng.º Moitinho de Almeida.

Crise, Responsabilidade Social e Deming

Vivemos tempos difíceis em toda a Europa resultantes de modelos de governação em que desde há muito o que importava era ir satisfazendo, a qualquer preço, as vontades das populações numa busca constante de maior apoio eleitoral para a manutenção do poder. Foi sendo assim criada uma cultura de dinheiro fácil e de convite ao materialismo desmedido completamente em dissonância com a capacidade do país para gerar riqueza. Essa cultura tornou-se propícia ao aumento de práticas pouco transparentes que se traduziram com frequência no uso de meios pouco ortodoxos para atingir os objectivos pretendidos.

Não era preciso sequer ser político ou economista para perceber que um modelo de governação desse tipo não podia ter sucesso, não só porque o crescimento contínuo do consumo acima das capacidades produtivas de qualquer povo é insustentável no longo prazo, como pelo facto de ser evidente existirem grandes e numerosos países da Ásia e da América do Sul capazes de conceber e produzir quase tudo o que se cria e faz na Europa, mas com custos muitíssimo mais baixos, a começar pelos da mão-de-obra.

A par das culpas dos governantes vieram as de muitos gestores e especuladores que através de práticas imorais e irresponsáveis precipitaram os acontecimentos conduzindo uma parte significativa das população mundial  para a crise actual.

É necessário dar a volta à situação e alguma coisa já está a ser feita com âmbito europeu e mundial. Contudo, os/as cidadãos/cidadãs de cada país afectado têm também um papel importante a desempenhar mas tal não é fácil para os/as portugueses/as por diversas razões: temos múltiplas fraquezas que importa colmatar, em particular ao nível do planeamento, das competências, da aversão ao risco e do consumo, mas é sobretudo em termos da potencialização dos nossos pontos fortes que devemos actuar, como sejam a criatividade e o espírito de sacrifício.

Para que essa mudança resulte é necessário estabelecer um Clima de Confiança que tem estado muito arredado da nossa sociedade. É fundamental que os/as líderes e gestores/as não se limitem a olhar para os valores, para a ética e para a responsabilidade social como uma moda mas que vivam e tragam para as suas organizações a reflexão, o debate e a vivência diária desses conceitos. E devem também nunca esquecer que a liderança e a gestão pelo exemplo deve estar sempre presente, a par da transparência, da humildade e da determinação.

Para tal, o papel dos/as líderes e gestores/as passa assim muito pelo desenvolvimento de actividades que visem, por um lado, o bem-estar das suas organizações (na componente interna) e da sua envolvente (meio em que estão inseridas), e por outro a cooperação organizacional em prol da rentabilização e optimização dos recursos disponíveis. A vivência acima referida facilita a promoção do sentimento de pertença e o reforço da confiança mútua permitindo ainda:

  • melhorar o ambiente de trabalho;
  • atrair os melhores profissionais;
  • aumentar a lealdade mútua;
  • reforçar o espírito de equipa;
  • reduzir o absentismo;
  • aumentar a produtividade.


Há que acreditar no nosso potencial e estimular o potencial dos/as nossos/as colaboradores/as. Afinal de contas, tudo isso é tão simples, e tantos problemas podiam ter sido evitados se governantes, líderes e gestores tivessem seguido a tempo os conselhos de Edward Deming, aquele que ainda é o maior expoente da Qualidade a nível mundial.


Eng.º Moitinho de Almeida

Maio de 2010

 

Mais perto de si

Morada: Rua das Amendoeiras, nº27, 3º Esq.

C.P.: 2775-641-Carcavelos

Tel: 938758161 Fax: 214570388

Website: www.qtel.pt E-mail: geral@qtel.pt

Peça já a sua proposta!

Caso pretenda implementar um projecto de formação e/ou consultoria à medida das necessidades da sua organização, não hesite em pedir-nos uma proposta através do e-mail geral@qtel.pt. Teremos todo o gosta em colaborar consigo!