by
  • A QTEL é uma empresa de formação e consultoria com 21 anos de experiência, sendo certificada pela DGERT.
  • Conte com a QTEL para levar a sua organização a outro nível quer se encontre em Portugal ou no estrangeiro.
  • “O melhor retorno que temos vem do valor que acrescentamos aos nossos clientes”, Eng.º Moitinho de Almeida.

Reforçar os Nossos Valores para Sairmos da Crise

O problema de hoje não está na alternativa entre capitalismo e socialismo. Ambos os sistemas revelaram na prática aspectos positivos e negativos, mas no presente quase todos os países são capitalistas e as mudanças a efectuar devem ter em conta esse facto. Nos EUA está em curso um movimento de opinião designado “capitalismo consciente” que tem por objectivo, entre outros, impedir o reaparecimento dos factores que originaram a crise financeira em que estamos mergulhados.

A identificação dos valores é da maior importância para que possam ser devidamente vividos e para que haja um alinhamento entre eles e a cultura da organização, alinhamento este que é frequente ter de ser mútuo no início. Um dos modos mais eficazes, porventura o mais eficaz, de conduzir este processo é através de actividades em ambiente outdoors, desenvolvidas para o efeito. Tive oportunidade de conceber, organizar e concretizar algumas actividades deste tipo e elas foram das experiências mais gratificantes da minha já longa actividade de consultor e formador. Todos nós, formadores/as e formandos/as, nos apercebemos de imediato do enorme impacto dessas iniciativas no relacionamento entre as pessoas, na motivação, no reconhecimento dos/as líderes, na coerência de práticas e no desempenho das organizações respectivas.

Também as escolas, nos seus diferentes níveis, devem ter um papel relevante no processo de levar os/as estudantes a identificarem, discutirem e encontrarem formas de viverem da melhor maneira os princípios e valores das sociedades a que pertencem. Por vezes até será necessário avaliar se todos os valores previamente identificados continuam a ser os mais importantes para a concretização da “missão”, revendo-os se for caso disso. Contudo, não posso deixar de lamentar o facto de serem poucas as instituições de ensino que contemplam nos seus cursos temas tais como a ética, a cidadania, a integridade e a coragem moral. Lembro com saudade a cadeira de Ética Militar que frequentei nos anos 50 na então Escola do Exército e que era dada pelo general Campos Andrada; foi com esta escola que os militares portugueses conseguiram suportar com enorme dignidade e sacrifício o longo período da Guerra das Colónias.

Em conclusão, podemos dizer que as empresas e outras instituições têm um papel relevante a desempenhar no reforço dos valores que importa preservar e na criação, ou recriação, de novos valores sem os quais os novos desafios tecnológicos, sociais e de mercado dificilmente terão a resposta adequada. Esse pode ser um dos modos mais eficazes para as organizações – e até mesmo ao nível das famílias – contribuírem para as mudanças estruturais de que o nosso país carece. Mediante uma liderança activa que promova os valores, nomeadamente pelo exemplo, adopção de boas práticas e estabelecimento de formas adequadas de comunicação, podem ser inúmeros os benefícios para todas as partes interessadas (os stakeholders). Entre algumas dessas práticas saliento as que temos vindo a desenvolver, relacionadas com o respeito pela saúde e segurança das pessoas, os cuidados com o ambiente, a participação em projectos de carácter social e de cidadania e, em termos mais genéricos, todas aquelas que são tidas em conta no âmbito do Desenvolvimento Sustentável e dos Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social.


Eng.º Moitinho de Almeida

Março de 2013

Mais perto de si

Morada: Rua das Amendoeiras, nº27, 3º Esq.

C.P.: 2775-641-Carcavelos

Tel: 938758161 Fax: 214570388

Website: www.qtel.pt E-mail: geral@qtel.pt

Peça já a sua proposta!

Caso pretenda implementar um projecto de formação e/ou consultoria à medida das necessidades da sua organização, não hesite em pedir-nos uma proposta através do e-mail geral@qtel.pt. Teremos todo o gosta em colaborar consigo!