by
  • A QTEL é uma empresa de formação e consultoria com 21 anos de experiência, sendo certificada pela DGERT.
  • Conte com a QTEL para levar a sua organização a outro nível quer se encontre em Portugal ou no estrangeiro.
  • “O melhor retorno que temos vem do valor que acrescentamos aos nossos clientes”, Eng.º Moitinho de Almeida.

A Indústria e o Desenvolvimento Sustentável

Após a revolução industrial, surgiu um movimento de tomada de consciência dos problemas ambientais associados ao rápido crescimento da economia.

A exploração desmedida de recursos naturais, o crescimento demográfico, a degradação dos recursos ainda disponíveis e o surgimento dos primeiros acidentes industriais com impactes ambientais de grandes proporções:

  • Contaminação da cadeia alimentar com mercúrio na Baía de Minamata, no Japão, em 1950, por uma indústria a montante da Baía, provocando não só mortes como desequilíbrios mentais, casos de impotência sexual e passagem de grandes concentrações de mercúrio para fetos;
  • Explosão de uma fábrica, em Bhopal, na Índia, em 1984, por falta de manutenção do sistema de segurança de depósitos de isocianato de metilo, matando cerca de 2000 pessoas;
  • Acidente numa fábrica de produtos químicos em Seveso, perto de Milão em Itália, em 1976, onde a produção de triclorofenol para fazer o herbicida 2,4,5-T e o anti-séptico hexaclorofeno, ocorreu numa proporção maior do que o habitual, provocando fugas imediatas para o ambiente desta dioxina mais conhecida como TCDD, matando a vida selvagem na envolvente e afectando cerca de 70.000 animais que tiveram de ser abatidos; muitos humanos sofreram de uma doença cutânea e cerca de 500 pessoas ficaram afectadas com outras doenças.

 

Estes acidentes levaram ao crescimento gradual das preocupações ambientais e à criação de políticas que procuram conciliar o crescimento das actividades económicas com a preservação do ambiente.

Desta necessidade de conciliação surge o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

O Desenvolvimento Sustentável é “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as capacidades das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades” (Definição Brundtland relatório da WCED Our Common Future (1987)).

 

Eng.º Moitinho de Almeida e Eng.º Diogo Real

Mais perto de si

Morada: Rua das Amendoeiras, nº27, 3º Esq.

C.P.: 2775-641-Carcavelos

Tel: 938758161 Fax: 214570388

Website: www.qtel.pt E-mail: geral@qtel.pt

Peça já a sua proposta!

Caso pretenda implementar um projecto de formação e/ou consultoria à medida das necessidades da sua organização, não hesite em pedir-nos uma proposta através do e-mail geral@qtel.pt. Teremos todo o gosta em colaborar consigo!